A ideia de dedicar um dia às mães nasceu nos Estados Unidos.
Em Portugal já foi comemorado a 8 de Dezembro, o seu significado mantém-se ligado à forte influência da tradição católica, mais precisamente á Virgem Maria.
Celebra-se no primeiro domingo de maio.
Roma Antiga homenageava durante 3 dias Cibele, a mãe de todos os deuses.
Na Grécia Clássica a festa era dedicada à deusa Raia, mais ou menos equivalente a Cibele, também mãe de todos os deuses.
A ideia do dia da mãe nos Estados Unidos partiu de uma feminista, Anna Reese Jarvis, que me 1907 lançou um movimento para criar o "dia nacional das mães". A comemoração teve ínicio na sua própria cidade - Grafton, na Filadélfia - no aniversário da morte da sua própria mãe. Nos anos seguintes, todo o estado de Filadélfia começaria a comemorar o dia nacional das mães. A iniciativa estendeu-se a todos os Estados Unidos e, em 1911, já o dia da mãe era comemorado em toda a América.
Anna Reese Jarvis,conseguiu assim que em 1914 o dia da mãe fosse declarado feriado nacional - no segundo domingo de maio, tal como acontece no Brasil, Austrália, canadá, Dinamarca, Filândia, Itália, Japão, Turquia entre outros.
Independentemente de todos os dados históricos, o que é importante é o seu significado.
O que é importante é celebrar aquela pesoa que nos é querida - a nossa mãe. Não esquecendo os outros dias do ano, neste em especial vamos mimar as nossas mães e dar o que de melhor temos - o nosso amor e admiração.
Quando nossas mães insistem em nos dizer que já têm tudo que necessitam, vamos oferecer-lhe algo pessoal, algo que matenha vivas memórias vividas em conjunto. Um presente único, algo personalizado com o nosso amor.
A Loja da Imagem preparou algo para a sua mãe.
Clique na imagem abaixo.